quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
sábado, 27 de novembro de 2010
Quem sabe ganha! 7ª Série
Na frase: "Estou morrendo de fome", encontramos a figura de linguagem chamada:
a) Personificação
b) Comparação
c) Metáfora
d) Hipérbole
a) Personificação
b) Comparação
c) Metáfora
d) Hipérbole
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Quem sabe ganha! 6ª Série
1) Assinale a resposta correspondente à alternativa que completa os espaços em branco. "Detesto o ____________ que não sabe conter o seu ___________________"
a) mau-humorado / mau-humor
b) maus-humorados / mau-humor
c) mal-humorados / mal-humor
d) mal-humorado / mau-humor
a) mau-humorado / mau-humor
b) maus-humorados / mau-humor
c) mal-humorados / mal-humor
d) mal-humorado / mau-humor
Quem sabe ganha! 8ª Série
1) (Puccamp 1997) - Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
- Você não quer vir conosco, e não diz o ........ da recusa.
- Quer mesmo saber ........? Simplesmente ........ não tenho um centavo no bolso.
a) por que - porque - porque
b) por que - porquê - por que
c) por quê - porquê - porque
d) porque - por que - por que
e) porquê - por quê – porque
- Você não quer vir conosco, e não diz o ........ da recusa.
- Quer mesmo saber ........? Simplesmente ........ não tenho um centavo no bolso.
a) por que - porque - porque
b) por que - porquê - por que
c) por quê - porquê - porque
d) porque - por que - por que
e) porquê - por quê – porque
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Correio da Amizade - sucesso total...
Uma das principais dificuldades que todos os professores da minha escola estavam encontrando era a falta de respeito entre os alunos, a falta de consideração, o número excessivo de discussões, as intrigas horrendas, enfim, o turno matutino estava passando por uma fase difícil onde a maioria dos alunos só se direcionava aos demais para ofender e agredir verbalmente e até mesmo fisicamente. Ao fazer o "Correio da Amizade" na minha escola, meu principal objetivo foi mostrar para todos os meus alunos o quanto ter amigos é importante e como uma amizade nos faz bem. Para iniciar a ideia do "Correio da Amizade" fiz uma dinâmica nas salas em que trabalho, onde os alunos puderam refletir sobre a relação deles com o grupo, ou seja, com a turma. Em seguida, li um texto bastante profundo sobre o significado e a importância da amizade. Logo depois, expliquei para todos como iria funcionar o "Correio": as cartas seriam colocadas na ´caixinha de correio´ e eu seria a responsável para entregá-las aos destinatários; estava proibido o envio de qualquer tipo de carta com palavras ofensivas, e, todas as cartas seriam manuscritas, isso com certeza incentivaria a prática da escrita pelos alunos; e finalmente, aquele que receber mais cartas durante o período de funcionamento do "Correio da Amizade", receberá um prêmio por ser a pessoa que mais conquistou amigos durante o ano.
sábado, 2 de outubro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)