segunda-feira, 15 de março de 2010

Compreender é inventar

" Compreender é inventar, ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro, é moldar indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas de repetir." Piaget
Tanto Piaget quanto Freire, nos alerta para o risco que nós educadores corremos ao transmitirmos conhecimentos sem a preocupação de despertar o interesse de nossos alunos para a aplicação dos mesmos na construção de sua própria essência.
É necessário nos atentarmos para o fato de que, como diz Freire, o conhecimento é algo que deve ser "comido" e não feito e refeito.
De acordo com Comênio ao invés de ensinar palavras, "sombra das coisas", a escola deve ensinar o conhecimento das coisas. E a educação só alcançará mudanças significativas quando todos nós, educadores, tivermos a consciência de que o conhecimento só tem valor quando prepara para a vida e para a ação.
Neste sentido, Spencer defende que "os conhecimentos mais importantes são os que servem para a conservação e a melhoria do indivíduo, da família e da sociedade em geral". Para ele, a educação tem como principal objetivo a preparação completa do homem para a vida inteira.
Neste caso o que nós educadores devemos defender é uma educação voltada para a valorização dos conhecimentos que servem para desenvolver, intelectual e socialmente, o indivíduo. E esse desenvolvimento, sem sombra de dúvidas deve acontecer em todos os seus aspectos. Marynalva Abreu