quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra".
Rubem Alves

Quem sabe ganha!

01. Em "Os mudos falam com as mãos", a seqüência morfológica é:

a)artigo-substantivo-pronome-verbo-substantivo-artigo.
b)pronome-substantivo-verbo-artigo-substantivo-numeral.
c)verbo-substantivo-verbo-adjetivo-artigo-advérbio.
d)artigo-substantivo-verbo-preposição-artigo-substantivo.
e)verbo-advérbio-pronome-verbo-substantivo-preposição.
"Enquanto sussurrarmos palavras de amor, fofocarmos, rezarmos ou conversarmos em português, a língua não estará ameaçada." José Luiz Fiorin

PORTUGUÊS

"Com cerca de 215 milhões de faltantes nativos, a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado no mundo. O português é a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Assim como o italiano, o francês e o espanhol, o português é um idioma de origem românica, o qual sofreu influências de muitos dialetos e passou por diversas transformações ao longo da história até chegar à sua forma atual.

Segundo levantamento feito pela Academia Brasileira de Letras, existem cerca de 356 mil palavras na língua portuguesa. Caiu no senso comum a afirmação de que o português é um dos idiomas mais difíceis de aprender, entretanto, não podemos afirmar isso, uma vez que essa aprendizagem depende de diversos fatores. O que ocorre é que a língua possui muitas particularidades que não existem em muitos outros idiomas, como o fato de uma mesma palavra ter diferentes significados e aplicações, por exemplo.

No entanto, reconhecer a importância que a língua possui em nossas vidas é o primeiro passo para poder conhecê-la melhor."