quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Correio da Amizade - sucesso total...


Uma das principais dificuldades que todos os professores da minha escola estavam encontrando era a falta de respeito entre os alunos, a falta de consideração, o número excessivo de discussões, as intrigas horrendas, enfim, o turno matutino estava passando por uma fase difícil onde a maioria dos alunos só se direcionava aos demais para ofender e agredir verbalmente e até mesmo fisicamente. Ao fazer o "Correio da Amizade" na minha escola, meu principal objetivo foi mostrar para todos os meus alunos o quanto ter amigos é importante e como uma amizade nos faz bem. Para iniciar a ideia do "Correio da Amizade" fiz uma dinâmica nas salas em que trabalho, onde os alunos puderam refletir sobre a relação deles com o grupo, ou seja, com a turma. Em seguida, li um texto bastante profundo sobre o significado e a importância da amizade. Logo depois, expliquei para todos como iria funcionar o "Correio": as cartas seriam colocadas na ´caixinha de correio´ e eu seria a responsável para entregá-las aos destinatários; estava proibido o envio de qualquer tipo de carta com palavras ofensivas, e, todas as cartas seriam manuscritas, isso com certeza incentivaria a prática da escrita pelos alunos; e finalmente, aquele que receber mais cartas durante o período de funcionamento do "Correio da Amizade", receberá um prêmio por ser a pessoa que mais conquistou amigos durante o ano.








2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com o resultado, pois somente no primeiro dia, onde só foi possível participar duas turmas de 63 alunos no total, o "Correio da Amizade" recebeu 145 cartas, destinadas tanto a alunos como a professores. Estou muito satisfeita e tenho certeza que o "Correio da Amizade" ajudará não só a despertar o prazer nos alunos ao escrever, melhorando assim a escrita dos mesmos, como também proporcionará um melhor ralacionamento entre professor-aluno e aluno-aluno.

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua ideia! Vou copiá-la e colocar em prática na minha escola. Trabalho na Sala de Leitura, portanto tenho contato com os alunos de todas as turmas. Um abraço e obrigada por compartilhar boas ideias conosco.

    ResponderExcluir